Ar-Advocacia-Apresentação Logo-menor.png

 

Alberto Rodrigues é Advogado atuante em temas nas áreas de Direito Público e Privado.   Atual Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB de Petrolina-PE, Membro da Comissão de Meio Ambiente e Ex Presidente da Comissão de Meio Ambiente.

 

Mestre em Economia Aplicada em Comércio Exterior e Relações Internacionais (UFPE), Pós-graduando em Direito Processual Civil (Novo CPC) / ESA-PE.

 

Trabalha com Exportação e Importação desde 2001, tendo fundado a  empresa ALL International em 2004.   Atuou profissionalmente em diversos setores, como Alimentos, Construção Civil e Transportes, Fruticultura, Produtos de Beleza, entre outros, desenvolvendo estudos e consultorias nestas áreas.  Exportou frutas para Europa tanto pela sua empresa, como assessorando clientes. 

Emitiu análise da Fruticultura no Vale do São Francisco para a ABRAFRUTAS (Associação Nacional de Exportadores de Frutas), elecando demandas na região em aspectos agrícolas, econômicos e jurídicos.

 

Na seara acadêmica,  sua Dissertação de Mestrado tratou sobre "O SISTEMA DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS DA OMC: Um Estudo de Caso sobre os Subsídios da União Européia ao Açúcar", analisando o Tribunal da Organização do Comércio e seu funcionamento na prática, em uma disputa comercial entre Brasil e UE.   

 

Em sua monografia jurídica do bacharelado em Direito, abordou o seguinte tema: "GATT/OMC: Isenções Tributárias pela via dos Tratados Internacionais e Análise Prática de Demandas Judiciais sobre ICMS.  Neste trabalho, abordou-se o Acordo Geral de Tarifas e Comércio e a Organização Mundial do Comércio, buscando também a exposição pragmática de como funciona a legislação brasileira perante os Tratados Internacionais em matéria tributária.  

 

Na monografia do Bacharelado em Relações Internacionais, analisou o Fair Trade (Comércio Justo e Solidário), uma modalidade de exportação com fins sociais.  Vivenciou nesta área quando  trabalhou no setor de Comércio Exterior da organização não governamental internacional, World Vision (Visão Mundial), em 2001.

 

Alberto Rodrigues Advogado Comércio Exterior
brasao moldura.jpg