O advogado Alberto Rodrigues atua em temas nas áreas de Direito Público e Privado. É atualmente Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e Tributários da OAB de Petrolina-PE e membro da Comissão de Direito Aduaneiro e Comércio Exterior da OAB de Pernambuco.
Possui graduação em Relações Internacionais e Direito; Mestrado em Economia Aplicada em Comércio Exterior e Relações Internacionais. É pós-graduado em Direito Processual Civil (Novo CPC) e cursa MBA em Contabilidade, Tributário e Compliance .
Trabalha com Exportação e Importação desde 2001 tendo fundado a empresa ALL International em 2004, empresa comercial importadora e exportadora. Atuou profissionalmente em diversos setores, como alimentos, fruticultura, construção civil e transportes, produtos de beleza, entre outros, desenvolvendo estudos e consultorias nestats áreas. Morou nos EUA e Europa em período acadêmico e profissional, realizando a área comercial de exportação de frutas.
Exporta frutas para Europa tanto pela sua empresa, como assessorando clientes produtores rurais e fazendas exportadoras. A linha de produtos vão desde frutas frescas (uva, manga, melão, limão) a frutas processadas, como polpas e frutas em pó (açaí, acerola, pitaya, cupuaçu e outras frutas tropicais).
Emitiu análise da Fruticultura no Vale do São Francisco para a ABRAFRUTAS (Associação Nacional de Exportadores de Frutas). Na seara acadêmica, sua Dissertação de Mestrado tratou sobre “O SISTEMA DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS DA OMC: Um Estudo de Caso sobre os Subsídios da União Européia ao Açúcar”, analisando o Tribunal da Organização do Comércio e seu funcionamento na prática .
É co-autor do livro “Direito do Agronegócio: Teoria e Prática”, onde trata sobre a Fruticultura no Comércio Exterior e os Contratos Internacionais.
Em sua monografia jurídica do bacharelado em Direito, abordou o seguinte tema: “GATT/OMC: Isenções Tributárias pela via dos Tratados Internacionais e Análise Prática de Demandas Judiciais sobre ICMS. Neste trabalho, abordou-se o Acordo Geral de Tarifas e Comércio, a Organização Mundial do Comércio, buscando também a exposição pragmática de como funciona a legislação tributária brasileira perante os Tratados Internacionais. Na monografia do Bacharelado em Relações Internacionais, analisou o Fair Trade (Comércio Justo e Solidário), uma modalidade de exportação com fins sociais.